Lição 12: O Movimento Pentecostal e a Obra Missionária – Levando o Fogo de Deus às Nações
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EBD BETEL (Revista Editora Betel )
Revista: MOVIMENTO PENTECOSTAL – A Chama do Espirito que Continua a incendiar o mundo.
TEMA: O Movimento Pentecostal e a Obra Missionária – Levando o Fogo de Deus às Nações
TEXTO ÁUREO
“E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, Marcos 16.15
VERDADE APLICADA
O discípulo de Cristo deve estar comprometido com o anúncio do Evangelho no poder do Espírito Santo, para a glória de Deus, e até que Cristo venha.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Frisar que a obra missionária é dirigida pelo Espírito Santo.
- Ressaltar o papel do Espírito Santo na evangelização
- Reconhecer a evangelização como prioridade da Igreja.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
ATOS DOS APÓSTOLOS 8
26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
27 E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 35. Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Lc 9.2 Jesus enviou os discípulos para pregar o Reino.
TERÇA | At 1.8 Revestidos para evangelizar o mundo.
QUARTA | At 2.41 A Igreja nasceu para ganhar almas.
QUINTA | At 13.1-4 Missionários enviados pelo Espírito Santo.
SEXTA | 2Tm 4.5 Fazer o trabalho de um evangelista.
SÁBADO | 1 Pe 1.12 A excelência da evangelização.
HINOS SUGERIDOS: 235, 244, 266
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que a Igreja atue no poder do Espírito Santo na obra missionária.
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- O Espírito Santo direciona a obra
2- O Espírito Santo separa e envia
3- As missões e o movimento pentecostal
Conclusão
INTRODUÇÃO
O Espírito Santo capacita a Igreja de Cristo para pregar o Evangelho, cumprindo a Grande Comissão.
PONTO DE PARTIDA – O Espírito Santo direciona a Igreja.
1- O Espírito Santo direciona a obra
O fervor evangelístico no Movimento Pentecostal floresceu no início do século XX, como vimos na Lição 7, e isso aconteceu devido à ação do Espírito Santo na conversão e na capacitação para o serviço. Esse fato aponta para uma ação posterior da regeneração, vida Lucas 24.47-49 e Atos 1.8. Essas passagens conectam o revestimento de poder com “pregar em todas as nações” e com “testemunhas até os confins da terra’: Assim, o revestimento de poder está fortemente associado ao serviço e ao testemunho cristão.
1.1. O Espírito Santo capacita. Os que professam a fé em Cristo têm sido perseguidos, em diferentes partes do mundo, desde o início da Igreja (Mt 5.10). Porém, apesar dessa realidade, os discípulos de Cristo são chamados a evangelizar (At 8.1-4), e isso nos faz ver que, sem o poder do Espírito Santo, o povo de Deus não pode cumprir a ordenança missionária de Cristo (At 1.8). Para os pentecostais, portanto, é fundamental buscar revestimento do Alto para cumprir com graça sua missão evangelizadora (Lc 24.49).
Pastor César Roza de Melo (2022, p. 37): “A Igreja Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do Brasil. E isto só é possível porque o Espírito Santo vocacionou e enviou dois missionários suecos para o Brasil no ano de 1910, a saber, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Por direcionamento divino, iniciaram os trabalhos em Belém do Pará e a obra ali prosperou e se expandiu por todo país. Não existe nada melhor que deixarmos Deus, através do Seu Espírito, direcionar a obra. Não podemos trocar a liderança do Espírito Santo por nossas aptidões, capacidades cognitivas e preparo acadêmico. Vale ressaltar que tais questões contribuem muito, mas o Espírito Santo é essencial em nossa vida. Somente através de uma vida devotada e dirigida pelo Espírito Santo é que seremos capazes de atender e cumprir o imperativo de Cristo para ganhar almas”.
1.2. O Espírito Santo fortalece. Em um mundo onde muitos rejeitam os ensinamentos de Cristo, o trabalho no cumprimento da missão continua sendo desafiador, frente à perseguição crescente aos servos de Deus (Lc 10.2; 1 Pe 4.16). Entretanto, nada é capaz de parar os valentes missionários que, cheios do Espírito Santo, saem para evangelizar o mundo (At 4.31). O Espírito Santo transforma o ser humano caído em nova criatura, e levanta missionários, e revoga sentenças, e muda diagnósticos (2Co 4.8,9). Não há limite nem impossível para o poder e o agir do Espírito de Deus (Cl 1.11).
David Oliveira; Kenner Terra (2018, p. 183): “Assim, por ser fruto da experiência de Deus em cada membro, a missão pelos pentecostais é feita em “brasas’: Recebe o sopro do Espírito Santo inflamando cada membro da comunidade. Há um ardor missionário em cada cristão renovado, resgatado, entre outros fatores, a potência do sacerdócio universal e cada crente em sua missiologia. Participar da missio Dei (missão de Deus), para os pentecostais, é uma condição existencial. (…) Essa perspectiva missional pode se caracterizar por uma continuidade aos movimentos missionários protestantes originários e, por outro lado, possibilitar a interpretação de uma nova Reforma, embalada pela pentecostalidade e missiologia vivificada pelo Espírito Santo. Se for assim, sejamos inflamados pelo Espírito de Deus’.
1.3. O Espírito Santo concede autoridade. Toda autoridade vem de Deus e é a nós concedida com um propósito (Rm 8.28). O Espírito Santo age no crente, a quem concede autoridade para testemunhar (At 1.8). Como fomos chamados como embaixadores do Reino para levar as Boas Novas de salvação, o Espírito Santo nos reveste com poder do Alto, e assim podemos proclamar, com autoridade, as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).
Pastor César Roza de Melo (2022, p. 36): “Um dos exemplos clássicos é quando Pedro, no Pentecostes, prega uma mensagem que levou os ouvintes a terem seus corações compungidos pelo poder do Espírito Santo (At 2.37). Antes, Pedro era alguém que havia negado a Jesus, mas, agora, cheio do Espírito Santo, pregava com ousadia a Palavra de Deus. É muito bom nos prepararmos ao máximo com estudos teológicos e seculares, aperfeiçoando-nos na seara do Mestre, mas não podemos esquecer que dependemos exclusivamente do Espírito Santo, para que possamos impactar a vida das pessoas com a pregação da Palavra de Deus’:
EU ENSINEI QUE:
O Espírito Santo capacita, fortalece e concede autoridade à Igreja.
2- O Espírito Santo separa e envia
Jesus espera que as igrejas, cheias do Espírito Santo, vivam a mesma experiência do dia de Pentecostes, relatada no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Para isso, o Espírito Santo chama e prepara homens e mulheres para proclamar as Boas Novas do Evangelho (1 Co 1.17).
2.1. A necessidade da obra missionária. O Senhor Jesus confiou à Sua Igreja uma empreitada de suma importância: a obra missionária (Mt 28.19; Mc 16.15,16). Desde a ascensão de Cristo aos céus (Lc 24.51; At 1.6-11), o Espírito Santo tem separado e enviado servos fiéis para o trabalho missionário, a fim de alcançar aqueles que estão perdidos (Lc 19.10). Certamente, fazer missão não é uma tarefa fácil; entretanto, o Senhor Jesus garantiu que o Espírito Santo capacitaria os chamados para a obra missionária (At 2.17).
Stanley Horton (2008, p. 584): “Jesus também disse que, quando ele (o Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo’ (Jo 16.8). E, posteriormente, quando os discípulos viram o Senhor ressuscitado, receberam dEle esta comissão: Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós’ (Jo 20.21). Mas não teriam de ir com as próprias forças. As palavras de Jesus antes de sua ascensão confirmaram que o mandato deve ser levado a efeito no poder do Espírito Santo (At 1.8). O Espírito, através deles, faria o trabalho de convicção e convencimento do mundo”.
2.2. O Espírito separou e enviou o Apóstolo Paulo. Sendo a obra missionária um mandamento direto do Senhor Jesus (Mt 28.19,20; Mc 16.16- 20; Lc 24.47; At 1.8), o Livro de Atos dos Apóstolos evidencia que, em Antioquia, o Espírito Santo separou o Apóstolo Paulo para ele estabelecer igrejas em suas viagens missionárias (At 13.2). De forma profética, o Espírito Santo separou Paulo para o trabalho missionário, a fim de levar o Evangelho aos gentios (At 22.21; Rm 11.13; Ef 3.8; 1Tm 2.7). Depois de separado para o trabalho missionário, o Apóstolo Paulo deu início às suas viagens evangelizadoras.
Esequias Soares (2020, p. 140-141): “O que é necessário é buscar a direção do Espírito para saber como, onde e quando realizar tal tarefa. Há uma variedade grande de atividades que um missionário pode realizar na missão: na evangelização, na educação cristã, na área social. Nas duas primeiras viagens de Paulo, ele plantou igrejas juntamente com a sua comitiva, isto está registrado em Atos 13 a 18, exceto 15, que registra o primeiro concílio de Jerusalém, mas o objetivo da terceira viagem foi para preparar e treinar obreiros para a seara do Senhor, isto está em Atos 19”.
2.3. O Espírito Santo é fonte do testemunho. Jesus disse que a vinda do Espírito Santo faria dos discípulos Suas testemunhas (At 1.8). O Espírito Santo concede à Igreja testemunhar com ousadia as boas-novas de Cristo (At 4.33). Atos dos Apóstolos registra os resultados do anúncio do Evangelho pelos primeiros discípulos, após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2.41). Depois da morte de Cristo, somente a presença do Espírito Santo poderia encorajar os discípulos a saírem pelo mundo e pregar a Ressurreição com fervor inabalável, mesmo enfrentando perseguição, tortura e morte (At 1.8).
Stanley Horton (2015, p. 589): “O Espírito Santo é o dirigente da missão. Não somente o Espírito capacita as pessoas a testemunharem, como também dirige quando e onde esse testemunho deve ser dado. Vastas fronteiras culturais foram atravessadas quando o Evangelho avançou além das fronteiras de Jerusalém (At 8). Os cristãos que saíram de Jerusalém proclamavam o Evangelho `por toda parte (At 8.4)”‘
EU ENSINEI QUE:
O Senhor Jesus confiou à Sua Igreja uma empreitada de suma importância: a obra missionária.
3- As missões e o movimento pentecostal
Os muitos movimentos de avivamento, ao longo da história da Igreja, foram caracterizados por um poderoso interesse pela evangelização do mundo. Podemos atestar isso ao observar os muitos pregadores enviados ao povo, como: John Wycliffe; o fervor missionário da Igreja da Morávia; as pregações de John Wesley ao ar livre; dentre tantos outros exemplos. Esse efeito missionário não foi menor no início do século XX, quando surgiu o Movimento Pentecostal.
3.1. O movimento cresceu com o trabalho missionário. Para os pentecostais, nenhum outro trabalho é tão urgente quanto o trabalho missionário (Lc 10.1-2). A Assembleia de Deus no Brasil, por meio da obra missionária, expandiu pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, se propagou pelo Nordeste e avançou por todo o território nacional, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Esse crescimento ocorreu por intermédio dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma direta com a obra missionária (Mt 10.16).
Eduardo Alves (2021, p. 75): “A proximidade dos missionários com a cultura dos brasileiros, o seu sofrimento, perseguição, pobreza financeira e persistência aproximava-os cada vez mais daquele povo que, em sua maioria, eram os ninguéns da sociedade. Estudos realizados na década de 1970 do século passado demonstram que a base social no qual se desenvolveu o Pentecostalismo, a Assembleia de Deus foi a classe mais pobre, a base da pirâmide brasileira’.
3.2. O movimento que revolucionou a história da Igreja. A maneira como os pioneiros do Movimento Pentecostal lia e interpretava a Bíblia entrou em choque com a hermenêutica clássica existente no Brasil, isto é, com como se lia e interpretava a Bíblia até então (2Pe 1.20,21). Porém, o trabalho evangelístico dos primeiros missionários pentecostais passa por incontáveis testemunhos de milagres, curas e maravilhas operados entre o povo (Mt 10.8).
David Oliveira; Kenner Terra (2018, p. 178): “Quando o pentecostalismo surgiu no Brasil, em todo o país, a realidade espiritual era outra. A Igreja Católica celebrava suas missas em latim; a Luterana, com a liturgia em alemão; a Anglicana, em inglês. O espiritismo ainda era cão de polícia e os cultos afros não eram nomeados ou reconhecidos. Oficialmente, não havia espaço para religiosidade popular na época. A fé pentecostal reabilitou os leigos por meio da atualidade dos dons espirituais, transformando cada cristão em uma pessoa naturalmente engajada na causa do Evangelho’.
3.3. Um trabalho missionário inovador. O maior presente que Jesus concedeu à Sua Igreja ao derramar o Espírito Santo foi o poder de tornar-se uma igreja missionária, que exerce a grande comissão no poder e na autoridade do Espírito Santo (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; At 1.8; 2.1-4). Guiados pelo Espírito Santo, Daniel Berg e Gunnar Vingren impactaram a muitos ao pregar e ensinar, desenvolvendo o “quadrilátero pentecostal”: Jesus Cristo salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará. Essa nova dialética pentecostal fez com que muitos aceitassem a mensagem sobre o Espírito Santo e o Evangelho de Cristo.
David Oliveira; Kenner Terra (2018, p. 182): “As experiências espirituais apontam para uma missão marcada por sinais miraculosos: a maioria dos grandes projetos missionários pentecostais começa a partir de reuniões de oração, onde o fiel busca orientações – além da Bíblia – através de sonhos, visões e revelações específicas. (…) O aspecto positivo dessa prática reside no fato de as pessoas estarem abertas a experiências miraculosas e ao desenvolvimento de suma sensibilidade espiritual’.
EU ENSINEI QUE:
Para os pentecostais, nenhum outro trabalho é tão urgente quanto o trabalho missionário.
CONCLUSÃO
Proclamar a Cristo é a principal tarefa da Igreja. Se Deus tem nos capacitado com o Espírito Santo para a Sua obra, devemos testemunhar a respeito de Cristo e da Salvação.
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: