Ministério evangeliza mulheres em prisão no Quênia: ‘Estão mais livres do que nunca’

Compartilhar:


3834193114-o-estudo-biblico-na-prisao Ministério evangeliza mulheres em prisão no Quênia: ‘Estão mais livres do que nunca’

Um ministério está transformando a vida de mulheres em uma prisão no Quênia por meio da pregação do Evangelho no local.

O ministério prisional “Crossroads” está evangelizando na Prisão Feminina de Langata, lá as mulheres estão encontrando liberdade em Jesus. 

Segundo o Crossroads, esse trabalho é feito por meio de um programa de discipulado com cristãos locais.

“Conectamos mentores de igrejas com nossos alunos nas prisões, e eles se relacionam por meio de cartas e um estudo da Bíblia”, explicou Brian Kamstra, Diretor de Ministérios Internacionais do Crossroads.

Durante uma visita recente, o líder Kamstra e sua equipe testemunharam que o Espírito Santo se moveu no ambiente.

“Foi um momento muito tocante para nós. Passamos um tempo adorando com as mulheres e ouvindo algumas de suas histórias. Algumas compartilharam como as lições bíblicas transformaram suas vidas”, disse Kamstra, ao Mission Network News.

Em seguida, o líder destacou um dos momentos mais marcantes para ele: “Olhei para a frente e havia uma Bíblia na cadeira. Uma mulher tinha escrito nas páginas ‘abençoada’. Enquanto eu olhava para aquela mulher, estávamos em nosso momento de adoração e ela estava cantando com toda a força”.

“Que irônico ver a palavra ‘abençoada’ na Bíblia dela quando ela está presa nesta prisão, mas provavelmente está mais livre do que nunca por aprender mais sobre Jesus e testemunhar a transformação de vida pela qual passou”, acrescentou.

Estudos bíblicos 

Segundo o ministério, a realidade dos presidiários no Quênia é preocupante, pois a superlotação nas instalações é um problema.

Em parte, isso acontece porque mais da metade dos presos ainda aguardam julgamento — às vezes por mais de um ano.

“Uma das razões pelas quais as mulheres estão indo para a prisão é por causa de brigas ou questões de violência doméstica”, contou Kamstra.

Ele explicou que há situações em que uma mulher, ao se defender de um parceiro abusivo, pode acabar presa.

Por isso, o ministério prisional leva a salvação para muitas mulheres em Langata. Uma detenta chamada Jane, compartilhou:

“Quando você está na prisão, você tem que perdoar. Eu tenho que perdoar minha parceira de cela porque eu tenho que viver com essa pessoa’”.

251361732- Ministério evangeliza mulheres em prisão no Quênia: ‘Estão mais livres do que nunca’
Jane. (Foto: Reprodução/Crossroads Prison Ministries)

Além do perdão e redenção, por meio do estudo da Bíblia, as mulheres estão aprendendo sobre sua identidade em Cristo.

“As lições da Crossroads ajudaram as pessoas a entender o perdão, entender que são filhos de Deus, entender que são amadas, entender que um líder se importa com elas, e entender que há igrejas por aí que querem se envolver e se engajar no ministério prisional”, relatou Kamstra.

Crossroads Prison Ministries

A Crossroads conecta pessoas em prisões com líderes de igrejas para desenvolver relacionamentos centrados em Cristo enquanto estudam a Palavra de Deus juntos.

“Reconhecendo que todos têm a imagem de Deus, nós nos esforçamos para restaurar a dignidade que o sistema de justiça criminal removeu, acreditando que Deus oferece redenção e propósito renovado a cada pessoa que está encarcerada. Nós centramos nossas vidas e nosso ministério em torno da crença de que, através do Evangelho, Deus muda vidas”, informou o site do ministério. 

Eles também pregam o Evangelho para presos em todo o mundo ajudando a cada um a entender e aplicá-lo em suas vidas:

“Nós equipamos e capacitamos a Igreja fora dos templos para cumprir o chamado de Deus. Fornecemos recursos para ajudar as igrejas a crescer espiritualmente e desenvolver relacionamentos com homens e mulheres encarcerados em todo o mundo”. 

Atualmente, eles estão evangelizando em prisões no Quênia e em outros quatro países africanos. 

Fonte: Guiame